O que acontece com o seu corpo quando você para de fumar

O cigarro prejudica a saúde, a beleza e ainda diminui a qualidade de vida e isso já não é uma novidade para mais ninguém. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), quando comparado a alguém que não fuma, o fumante tem risco dez vezes maior de desenvolver câncer de pulmão e cinco vezes mais chances de sofrer um infarto. Em mulheres, a combinação com a pílula anticoncepcional eleva em dez vezes o risco de derrame e infarto.

A boa notícia é que, se você parar de fumar agora, poderá sentir alguns benefícios imediatos e outros em longo prazo. Segundo o INCA, as alterações que seu organismo apresenta ao parar de fumar são:

– 20 minutos – A pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.

– Duas horas – Não há mais nicotina circulando no seu sangue.

– Oito horas – O nível de oxigênio no sangue é normalizado.

– Entre 12 e 24 horas – Seus pulmões já funcionam melhor.

– Em dois dias – Seu olfato consegue perceber melhor os cheiros e você já sente melhor o sabor da comida.

– Três semanas – A respiração se torna mais fácil e a circulação melhora. Pele e cabelos começam a ganhar brilho.

– Um ano – O risco de morte por infarto cai 50%.

– Cinco a dez anos depois de largar o cigarro – O risco de sofrer um infarto é igual ao de pessoas que nunca fumaram.

De acordo com a pneumologista Christina Pinho, do Hospital São Vicente de Paulo, o cuidado com os chamados ‘gatilhos’ pode evitar recaídas em pessoas que desejam abandonar o vício: “Quem acabou de largar o cigarro deve se afastar de hábitos associados ao fumo, como o cafezinho no meio da tarde, o consumo de álcool e situações estressantes”.

Outras dicas importantes são:

– “Ficar próximo à tentação nos primeiros dias sem cigarro pode ser muito difícil”, afirma a psicóloga Laura de Hollanda Batitucci Campos, das Clínicas Oncológicas Integradas (COI). Ela sugere ainda evitar consumir bebidas alcoólicas, já que beber está intimamente ligado ao hábito de fumar. “Com o tempo fica mais fácil conviver com outros fumantes”, diz.

– Mude a rotina e se distraia com atividades que exijam concentração e que, de preferência, mantenham boca e mãos ocupadas. Quando sentir que está passando por um pico de vontade, levante e vá escovar os dentes, beba um copo de água, faça alongamento ou mastigue alguma coisa (de preferência leve e saudável, para evitar o aumento de peso e a errônea ideia de que parar de fumar engorda).