Julho Verde

A clínica OncoHemato combatendo o câncer, leucemias, linfomas, mieloma e mielodisplasia, apoia essa campanha.
A campanha Julho Verde visa conscientizar as pessoas sobre o câncer que pode atingir a boca, faringe, laringe e o de tireoide.
Segundo a SBCCP a infecção pelo papilomavírus (HPV) contribuiu com o aumento na incidência da doença. É uma infecção que se adquire por meio de prática sexual, sexo oral e em pessoas com múltiplos parceiros, bem como, sexo anal.
Os fumantes e pessoas que fazem uso frequente de bebidas alcoólicas, são outros alvos, porém, é cada vez mais frequente o diagnóstico da doença em indivíduos jovens (com idade abaixo dos 45 anos), sem a exposição a estes fatores, com tumores originados pelo HPV, que são quatro cancerígenos, os do tipo 6, 11, 16 e 18.
Nos homens, o câncer de boca e laringe é hoje o segundo mais frequente, atrás somente do câncer de Próstata. Nas mulheres, o câncer de tireoide é o quinto mais comum.
Quanto mais rápido for diagnosticado e iniciado o tratamento, maiores são as chances de se curar o câncer de cabeça e pescoço. O tratamento em algum caso detectado tardiamente, pode ocasionar sequelas no paciente, por isso a importância em descobrir no estágio inicial o mais rápido possível.
Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe (onde é formada a voz), esôfago, tireoide e seios paranasais.
Sem esquecer que esses HPV causam, também, câncer de canal anal/ânus.