Definição de Câncer

O que é ?

Nada mais é que uma multiplicação acelerada e anormal de uma pequena população de células que eram normais e que sofreram alguma atipia, por influência genética, alimentar ou ambiental, e mesmo, alguns vírus e daí se reproduz, provocando:

– Cânceres
– Leucemias
– Linfomas

Hoje nós sabemos que a causa é uma apenas e sim multifatorial e por exemplo, aqui estão algumas:

– Radiação solar
– Alimentação extremamente gordurosa
– Tabaco com mais de 4.000 substâncias químicas e todas cancerígenas.

Atualmente é possível a prevenção primária, que significa prevenir a ocorrência de alguns tipos de Neoplasias Malignas, bem como, a prevenção secundária, que é o diagnóstico precoce de quase todas as Neoplasias Malignas, Leucoses e Linfomas.

Prevenção Geral:

Há sempre uma grande dúvida sobre o que fazer para obter um diagnóstico precoce sobre algumas formas de Câncer, ou mesmo, Hemopatias Malignas.
Muito se fala de Check up médico, em geral, cardiológico e outros, que tem muita penetração social, muita divulgação na mídia, no entanto, o mesmo não ocorre com a nossa especialidade.
É importante que você procure o seu Oncologista Clínico, para este Check up anual, a partir, por exemplo, dos 40 anos de idade, da mesma forma que você faz seu Teste Ergométrico ou Ecocardiograma anual, com seu cardiologista.

Tratamentos:

Observamos que vários Centros de Tratamento de Câncer de países do 1° Mundo dispõem de resultados finais bastante expressivos e animadores e hoje torna-se mister tornar público que, no Brasil, temos especialistas treinados naqueles centros, disponíveis na Comunidade médica nacional, bem como organizações hospitalares com infra-estrutura com nível de excelência.

Alimentação e Hábitos:

O Câncer é como um grande problema de saúde pública em todo o planeta; segundo recentes projeções da OPAS e da OMS Deupard o 1° lugar em incidência de doenças, principalmente nos países de 3° mundo, por isso, é urgente que seja disseminada informações para a população geral sobre métodos de prevenção primária do Câncer:

1. Modere o seu consumo de bebidas alcoólicas;
2. Consuma em sua dieta, frutas e legumes frescos;
3. Consuma cereais ricas em fibras;
4. Consuma alimentos com pouca gordura e evite excesso de peso corporal;
5. Não fume;
6. Evite ao máximo exposições brutais, intensas e prolongadas ao sol, especialmente em caso de crianças e se a sua pele é branca;
7. faça exercícios físicos regularmente sob supervisão médica.

Cânceres mais comuns

– Câncer de Mama
– Câncer de Próstata
– Câncer de Pulmão
– Câncer de Pele
– Câncer de Tireóide
– Leucemia

Com a palavra, o Doutor…

“… Estamos em 2007, conseguimos curar aproximadamente 60% de todos os Cânceres
quando o seu diagnóstico é precoce e o seu tratamento é adequado e conduzido por equipe especializada em Cancerologia …”

Trecho do livro:”Tenho câncer, e agora?”